Acompanhe a Artha nas Redes Sociais
Central de atendimento (51) 3545.7700 / 99833.8954
Agende sua Consulta

O que é o câncer?

As células sadias que formam os tecidos do nosso corpo são como tijolos na construção de uma casa. Porém, elas podem ficar doentes, crescendo de forma desordenada, como se fôssemos construir uma casa com tijolos com formas e tamanhos diferentes. É nestes casos que se forma o câncer, também chamado de tumor maligno ou neoplasia. Podendo ocorrer em qualquer órgão do corpo humano.

Tipos de Câncer

Saiba sobre os tipos mais comuns de câncer

Perguntas Frequentes

O câncer tem cura?

A possibilidade da cura do câncer vai depender do estágio em que a doença foi descoberta. Atualmente existem métodos de diagnósticos eficazes, capazes de detectar a doença ainda em estágios iniciais, aumentando assim as chances de cura.

O câncer é hereditário?

Em geral o câncer não é hereditário. Existem apenas alguns raros casos que são herdados, tal como o retinoblastoma, um tipo de câncer de olho que ocorre em crianças. No entanto, existem alguns fatores genéticos que tornam determinadas pessoas mais sensíveis à ação dos carcinógenos ambientais, o que explica por que algumas delas desenvolvem câncer e outras não, quando expostas a um mesmo carcinógeno.

O câncer é contagioso?

Não. Mesmo os cânceres causados por vírus não são contagiosos como um resfriado, ou seja, não passam de uma pessoa para a outra por contágio. No entanto, alguns vírus oncogênicos, isto é, capazes de produzir câncer, podem ser transmitidos através do contato sexual, de transfusões de sangue ou de seringas contaminadas utilizadas para injetar drogas. Como exemplos de vírus carcinogênicos, tem-se o vírus da hepatite B (câncer de fígado) e vírus HTLV - I / Human T-lymphotropic virus type I (leucemia e linfoma de célula T do adulto).

Quais os principais métodos de tratamento?

Os principais métodos de tratamento para o câncer podem ser através de cirurgia, quimioterapia, radioterapia, ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é preciso combinar mais de um tipo de tratamento.

O que é a quimioterapia?

Os principais métodos de tratamento para o câncer podem ser através de cirurgia, quimioterapia, radioterapia, ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é preciso combinar mais de um tipo de tratamento.

Como é realizada a quimioterapia?

O tratamento será realizado de acordo com a prescrição do seu médico e poderá acontecer das seguintes formas: Via oral – entrega de comprimidos que você deverá tomar nos dias e horário informados pelo seu médico; Intramuscular – injeção no músculo; Subcutâneo – região abaixo da pele; Intravenosa – infusão, soro com medicamento ou injeção diretamente na veia ou no cateter; Intratecal - Menos comum, sendo aplicada no líquor (líquido da espinha), através de uma agulha.

É necessário mudar minha rotina de vida?

Não. O paciente pode manter suas atividades normais, devendo informar ao seu médico qualquer tipo de reação do tratamento.

Gostaria de marcar uma consulta?

Sim