Artha Instituto de Oncologia Clínica

51 3545.7700 / 99833.8954 Como chegar Facebook

Orientações ao Paciente

imagem paciente
O que é o Câncer?

As células sadias que formam os tecidos do nosso corpo são como tijolos na construção de uma casa. Porém, elas podem ficar doentes, crescendo de forma desordenada, como se fôssemos construir uma casa com tijolos com formas e tamanhos diferentes. É nestes casos que se forma o câncer, também chamado de tumor maligno ou neoplasia. Podendo ocorrer em qualquer órgão do corpo humano.

O Câncer tem cura?

A possibilidade da cura do câncer vai depender do estágio em que a doença foi descoberta. Atualmente existem métodos de diagnósticos eficazes, capazes de detectar a doença ainda em estágios iniciais, aumentando assim as chances de cura.

Quais são os principais métodos de tratamento

Os principais métodos de tratamento para o câncer podem ser através de cirurgia, quimioterapia, radioterapia, ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é preciso combinar mais de um tipo de tratamento.

O que é a Quimioterapia?

É um tipo de tratamento em que se utilizam medicamentos para combater o câncer. Atuam destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo também que se espalhe pelo corpo. Geralmente são aplicados na veia, mas podem ser administrados via oral, sob a pele (subcutâneo), intramuscular, ou intratecal.

Como é realizada a Quimioterapia?

O tratamento será realizado de acordo com a prescrição do seu médico e poderá acontecer das seguintes formas: Via oral – entrega de comprimidos que você deverá tomar nos dias e horário informados pelo seu médico; Intramuscular – injeção no músculo; Subcutâneo – região abaixo da pele; Intravenosa – infusão, soro com medicamento ou injeção diretamente na veia ou no cateter; Intratecal - Menos comum, sendo aplicada no líquor (líquido da espinha), através de uma agulha.

É necessário mudar minha rotina de vida?

Não. O paciente pode manter suas atividades normais, devendo informar ao seu médico qualquer tipo de reação do tratamento.